A técnica da semeadura direta é um método para recuperar a vegetação nativa e trazer diversos benefícios econômicos, sociais e ecológicos.
![]()
A certificação ambiental é chave para produtores rurais que almejam expansão dos negócios para o mercado externo. Isso porque um dos principais critérios para a certificação é a criação de reserva ecológica de vegetação nativa dentro da propriedade.
![]()
Ao buscar a Rede de Sementes do Xingu, o produtor rural recebe assessoria de engenheiros especializados em restauração ecológica com semeadura direta. Eles vão entender as necessidades do produtor e desenhar um projeto exclusivo para aquelas necessidades e bioma. Depois do planejamento, também é feito um acompanhamento de todas as etapas de restauração.
![]()
Centenas de pessoas que trabalham na coleta das sementes se beneficiam diretamente através de geração de renda, trocas de conhecimentos, integração entre grupos e conservação da floresta. Também é uma forma de promover oportunidades de trabalho para mulheres e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, agricultores familiares e assentados.
![]()
Em um processo similar ao de regeneração natural das florestas em cada um dos biomas, o método de semeadura direta favorece o crescimento de árvores com raízes bem desenvolvidas, troncos retilíneos e maior resistência a eventos extremos.





A muvuca é uma mistura de sementes de diversas espécies para serem plantadas de uma vez só. Agricultores, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais plantam espécies nativas por semeadura direta (a muvuca) há séculos. São inúmeros benefícios para a qualidade da água, da fauna e flora, do clima, para a produção agropecuária e também para a nossa qualidade de vida.
Com o guia abaixo, queremos ajudar a semear ecossistemas nativos a partir do exemplo de uma floresta em restauração, com árvores, arbustos, ervas e cipós.
Seu projeto pode precisar de todas essas ações ou de apenas algumas. Não tem uma receita única. Por isso, invente o seu próprio jeito de fazer a semeadura direta!

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994. Propõe soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) é uma associação não-governamental, sem fins lucrativos e considerada a maior rede de sementes nativas do Brasil. Criada em 2007, a iniciativa visa a valorização de povos e comunidades que coletam sementes para restauração florestal em diversos territórios nas bacias dos rios Xingu, Araguaia e Teles Pires. Hoje, são mais de 500 coletores de sementes, 20 milhões de árvores plantadas, mais de 6 mil hectares de florestas criadas e mais de R$ 4,4 milhões repassados diretamente para as comunidades.
Manejado há milênios pelos povos indígenas na abertura de suas roças de subsistência, o fogo agora avança sobre as matas de maneira descontrolada, em razão do desmatamento no entorno do Xingu e das mudanças climáticas. Para quem sonha em conhecer um pedaço da Amazônia, “Fogo na Floresta” apresenta a aldeia do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu (MT), em cenas em 360º sob a perspectiva da ameaça que paira sobre todos os povos: o fogo fora de controle.
A mistura de sementes inclui:
Siga e divulgue o trabalho da Rede de Sementes do Xingu nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/sementesdoxingu
Twitter: twitter.com/redexingu
A Rede de Sementes do Xingu não está sozinha. Pelo Brasil hoje existem mais de 10 coletivos que organizam a coleta e venda de sementes nativas para restauração ambiental.
Conheça aqui outras redes:
Rede de Sementes do Vale do Ribeira (SP)
Rede de Sementes do Cerrado (DF)
Rede de Sementes do Portal da Amazônia (MT)
Rede de Coletores e Restauradores das Nascentes Geraizeiras (MG)
Associação Cerrado de Pé (GO)
Rede de Sementes da Hileia Baiana e Instituto Arboretum (BA)
Rede de Sementes do Vale do Rio Doce (MG e ES)
Verde Novo Sementes Nativas (DF)
Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco – Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental NEMA/UNIVASF (PE)
Rede de Sementes do Xingu (PA)
Rede de Sementes Mudas do Rio Doce (MG)
Sementes do Paraíso (MG)
Sementes Monjolinho (SP)
Mais do que nunca, a proteção ao meio ambiente e aos povos indígenas precisa do seu apoio. Apoie os diversos programas e projetos do ISA.
![]()
Explore e compartilhe as diferentes formas de fazer parte dessa história.

Compartilhe o filme em suas redes sociais