Saiba mais

CONHEÇA AS VANTAGENS DA SEMEADURA DIRETA

A técnica da semeadura direta é um método para recuperar a vegetação nativa e trazer diversos benefícios econômicos, sociais e ecológicos.

BENEFÍCIO ECONÔMICO – VALORIZAÇÃO DE COMMODITIES

A certificação ambiental é chave para produtores rurais que almejam expansão dos negócios para o mercado externo. Isso porque um dos principais critérios para a certificação é a criação de reserva ecológica de vegetação nativa dentro da propriedade.

BENEFÍCIO TÉCNICO – CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Ao buscar a Rede de Sementes do Xingu, o produtor rural recebe assessoria de engenheiros especializados em restauração ecológica com semeadura direta. Eles vão entender as necessidades do produtor e desenhar um projeto exclusivo para aquelas necessidades e bioma. Depois do planejamento, também é feito um acompanhamento de todas as etapas de restauração.

BENEFÍCIO SOCIAL – GERAÇÃO DE RENDA PARA COMUNIDADES LOCAIS

Centenas de pessoas que trabalham na coleta das sementes se beneficiam diretamente através de geração de renda, trocas de conhecimentos, integração entre grupos e conservação da floresta. Também é uma forma de promover oportunidades de trabalho para mulheres e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, agricultores familiares e assentados.

BENEFÍCIO ECOLÓGICO – RESTAURAÇÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA

Em um processo similar ao de regeneração natural das florestas em cada um dos biomas, o método de semeadura direta favorece o crescimento de árvores com raízes bem desenvolvidas, troncos retilíneos e maior resistência a eventos extremos.

MAIS DE 6 MIL HECTARES JÁ FORAM REFLORESTADOS

COMO FUNCIONA A MUVUCA DE SEMENTES

A muvuca é uma mistura de sementes de diversas espécies para serem plantadas de uma vez só. Agricultores, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais plantam espécies nativas por semeadura direta (a muvuca) há séculos. São inúmeros benefícios para a qualidade da água, da fauna e flora, do clima, para a produção agropecuária e também para a nossa qualidade de vida.

Com o guia abaixo, queremos ajudar a semear ecossistemas nativos a partir do exemplo de uma floresta em restauração, com árvores, arbustos, ervas e cipós.

Seu projeto pode precisar de todas essas ações ou de apenas algumas. Não tem uma receita única. Por isso, invente o seu próprio jeito de fazer a semeadura direta!

  • 1. AS SEMENTES

    1.1 Coleta de Sementes

    Busque sementes da mesma vegetação e região que você quer plantar e não use espécies invasoras. Se você precisar de ajuda para entender se elas são nativas, procure um guia de identificação de espécies, como este sobre plantas do Cerrado e Amazônia. Armazene as sementes adequadamente até o momento do plantio.

  • 1.2 Cálculo da Muvuca

    A muvuca, para formar uma floresta, deve ter um mínimo de espécies que vivem até 1 ano e de arbustos e trepadeiras que vivem até 3 anos, árvores que vivem até 30 anos e árvores centenárias, todas misturadas em proporção calculada de forma a garantir boa cobertura de solo desde o segundo mês pós-plantio.

  • 1.3 Aquisição de sementes

    Depois de coletar as sementes nativas e calcular a muvuca necessária, talvez você ainda precise de sementes para fazer a sua floresta. Se esse for o seu caso, é possível comprar sementes nativas da nossa flora de diversos produtores do Brasil.

  • 2. PLANEJANDO O PLANTIO

    2.1 Mecanizado ou Manual

    Em áreas íngremes ou sem acesso a tratores, a semeadura pode ser manual, em covetas. Em áreas planas, pode-se usar tratores e até aviões para semear e manejar a muvuca.

  • 2.2 Mistura da Muvuca

    Use uma betoneira ou jogue as sementes sobre uma lona estendida no chão e misture tudo com enxada. Adicione areia ou terra peneirada em peso semelhante ao das sementes. Isso ajuda a manter as sementes bem misturadas. Opcionalmente, pode-se quebrar a dormência e inocular as sementes antes de misturá-las na muvuca.

  • 2.3 Época de plantio

    O início das chuvas é a época ideal para semear, assim as plantas podem crescer bastante nos primeiros meses e serão mais capazes de suportar a estação seca. Se for no brejo ou várzea, semeie quando o solo secar.

  • 2.4 Profundidade

    Dependendo da forma que vai ser feito o plantio, deve-se fazer duas ou mais muvucas, com sementes de tamanho ou forma diferentes. Separa-se sementes grandes de sementes pequenas e aladas, pois as grandes podem ser enterradas até 3-4 cm de profundidade no solo, enquanto as pequenas e aladas devem ficar próximas à superfície.

  • 3. PREPARO DO TERRENO

    3.1 Isole a área

    Converse com todos os envolvidos, avalie bem e isole a área onde vai plantar dos fatores que poderão atrapalhar o desenvolvimento da muvuca.

  • 3.2 Gado ou Roçada

    Rebaixar o capim antes do preparo do solo pode ser necessário. O manejo do gado pode rebaixar, enfraquecer o capim e evitar que produza sementes, mas também pode causar compactação e erosão do solo. Juntar o capim roçado ao pé das árvores é trabalhoso, mas é uma boa estratégia para controlar o capim em plantios em linhas, pois melhora a fertilidade e umidade do solo.

  • 3.3 Capina

    Uma opção para eliminar inicialmente plantas dominantes, como capins braquiária e colonião, que atrapalham o desenvolvimento inicial da muvuca, é realizar capina manual ou química.

  • 3.4 Fogo ou Arado

    Se for queimar, obtenha autorização junto ao órgão competente, faça aceiro, chame gente pra ajudar, observe o melhor horário e fique no local até o fogo apagar. Outra opção para enfraquecer capins e outras plantas dominantes é realizar gradeamentos sucessivos com trator durante a seca.

  • 4. PLANTIO

    4.1 A lanço mecanizado

    Para realizar a semeadura a lanço é necessário revolver o solo previamente e deixá-lo bem nivelado. Cuide para não causar erosão e lembre-se que a cada gradagem se perde cerca de 30% da matéria orgânica do solo.

    O plantio a lanço pode ser feito à mão ou utilizando máquinas espalhadoras de adubo ou calcário. Use seu cálculo de sementes por m² para regular a máquina e calibrar a mão, atingindo a densidade de semeadura planejada para o seu plantio.

    Após o lançamento das sementes, é necessário enterrá-las entre 1 e 4 cm de profundidade, realizando-se outro revolvimento superficial do solo. Isso pode ser feito com trator e grade niveladora fechada, rolo de pneus ou manualmente, com rastelo.

  • 4.2 Em linhas mecanizado

    A semeadura direta mecanizada em linhas é indicada para solos não compactados ou onde as linhas foram previamente subsoladas. Usa-se qualquer plantadeira de grãos, podendo-se colocar uma muvuca de sementes grandes na caixa de adubo e outra muvuca de sementes pequenas na caixa de sementes.

  • 4.3 Manual a lanço ou em linhas

    Após a semeadura mecanizada podemos plantar aquelas sementes que não couberam na máquina ou que não podem ser enterradas. O plantio manual pode ser também realizado em áreas declivosas, terrenos com tocos, brejos e onde o trator não tem acesso.

  • 5. MANEJO ATÉ 3 ANOS

    5.1 Monitoramento

    Avalie se seu plantio requer alguma ação complementar, como controle do capim, formigas ou um plantio de adensamento em falhas. O melhor resultado é o aparecimento de plantas nativas que você não plantou! O controle do capim (ou outras plantas dominantes), seja mecânico ou com produtos específicos, é a principal ação de manejo necessária quando o preparo do terreno e a sombra da muvuca em crescimento não tiverem sido bastante para controlá-los.

  • 5.2 Controle químico

    Há no mercado produtos específicos, seletivos para plantas de folhas estreitas (monocotiledôneas). Eles podem eliminar bem o capim se aplicados em até 2 meses pós-plantio, enquanto o capim ainda é jovem. Caso não elimine, aplique novamente no início da próxima estação chuvosa, mas saiba que mais aplicações seguidas podem retardar o crescimento também das plantas de folhas largas. Consulte a legislação do seu Estado.

  • 5.3 Controle mecânico

    O espaçamento regular das linhas permite operações manuais e mecanizadas de manejo: podemos roçar entrelinhas, capinar as linhas e acumular o capim roçado no pé das arvorezinhas.

  • 5.4 Colheita de ciclo curto

    Nesse período é possível colher, feijões, milho, maracujá, maxixe, abóbora, melancia, cabaça, etc. Aproveite para podar arbustos e cipós que estiverem em densidade muito alta, aumentando a luminosidade para as árvores em desenvolvimento.

  • 6. MANEJO DE 3 A 6 ANOS

    6.1 Adensamento em falhas

    O adensamento nas “clareiras” que podem ter ficado após o plantio inicial é realizado por semeadura direta manual, em covetas, ou com mudas.

  • 6.2 Colheita de frutas

    Já é possível colher frutas como caju, murici e aroeira-pimenteira, aproveitando-se para podar novamente plantas que estejam velhas ou muito densas.

  • 6.3 Silvipastoril

    Para controlar o capim nessa fase é possível o manejo com gado leve (mais ou menos 1 animal/hectare) na área da muvuca, mas apenas durante a estação chuvosa. É necessário observar e retirar o gado assim que o capim baixar.

  • 7. MANEJO DE 7 ANOS EM DIANTE

    7.1 Podas

    Podemos tirar ramos das árvores para aumentar a luminosidade no interior da floresta e favorecer o crescimento de frutíferas e outras espécies de interesse.

  • 7.2 Desbastes

    A partir de 7 anos podemos realizar os primeiros cortes de madeira para lenha e cerca e favorecer espécies de ciclo mais longo, com maior valor e que têm crescimento mais lento. Para isso, obtenha a autorização junto ao órgão competente.

  • 7.3 Plano de manejo

    Algumas frutíferas podem demorar até 16 anos para iniciar a frutificação. Madeiras de ciclo médio podem ser colhidas a partir de 15 anos. Madeiras mais nobres, entre 25 e 60 anos. Sempre observe a regeneração natural na sua floresta e cuide para que ela se renove ao longo desses ciclos. Siga um bom plano de manejo!
























FAZEDORES DE FLORESTA É UMA REALIZAÇÃO DE

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994. Propõe soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

A Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) é uma associação não-governamental, sem fins lucrativos e considerada a maior rede de sementes nativas do Brasil. Criada em 2007, a iniciativa visa a valorização de povos e comunidades que coletam sementes para restauração florestal em diversos territórios nas bacias dos rios Xingu, Araguaia e Teles Pires. Hoje, são mais de 500 coletores de sementes, 20 milhões de árvores plantadas, mais de 6 mil hectares de florestas criadas e mais de R$ 4,4 milhões repassados diretamente para as comunidades.

ASSISTA TAMBÉM “FOGO NA FLORESTA”

Manejado há milênios pelos povos indígenas na abertura de suas roças de subsistência, o fogo agora avança sobre as matas de maneira descontrolada, em razão do desmatamento no entorno do Xingu e das mudanças climáticas. Para quem sonha em conhecer um pedaço da Amazônia, “Fogo na Floresta” apresenta a aldeia do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu (MT), em cenas em 360º sob a perspectiva da ameaça que paira sobre todos os povos: o fogo fora de controle.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é muvuca?
Muvuca é como chamamos o processo de mistura de sementes nativas e adubação verde para a semeadura direta.
O que é semeadura direta?
A semeadura direta é um método de recomposição da vegetação nativa com ótima relação custo-benefício e que promove uma formação ecológica mais semelhante à vegetação original. O método consiste em semear em alta densidade, fazendo com que uma estrutura florestal se forme rapidamente.

A mistura de sementes inclui:

  • espécies de leguminosas de ciclo de vida curto, utilizadas como adubação verde, como crotalária, feijão-guandu e feijão-de-porco;
  • árvores nativas de crescimento rápido para dominar o dossel;
  • árvores tardias nativas, com predominância de espécies com sementes ortodoxas que podem ser armazenadas.
Quero fazer uma floresta na minha propriedade. Como eu faço?
Entre em contato com a Associação Rede de Sementes do Xingu pelo email contato@sementesdoxingu.org.br ou telefone +55 (66) 98451-6741.
Posso comprar sementes da ARSX para a minha casa/escola/praça?
Sim, você pode comprar sementes em pequena quantidade. Para isso, entre em contato com a Associação Rede de Sementes do Xingu por e-mail contato@sementesdoxingu.org.br ou telefone +55 66 9 8414-0445. O vendedor irá te informar quais são as sementes disponíveis para pronta entrega, bem como valores e detalhes técnicos de cada espécie.
Tenho uma iniciativa de plantio. Vocês fazem doações de sementes?
Sim. Envie o seu pedido com mais detalhes por e-mail para contato@sementesdoxingu.org.br.
Tem sementes para a agricultura (ex.: milho, feijão, arroz)?
A prioridade da Rede de Sementes do Xingu é a recuperação de áreas degradadas de Cerrado e Amazônia através da técnica da muvuca. Algumas sementes agrícolas e de adubação verde podem estar inclusas na muvuca, dependendo do projeto de restauração ecológica. Entretanto, não comercializamos sementes agrícolas e de adubação verde separadamente.
Como posso ajudar o ISA ou a ARSX?
Filie-se ao ISA para apoiar todo o trabalho desenvolvido com comunidades tradicionais nas bacias dos rios Negro (AM e RR), Xingu (MT e PA) e Ribeira de Iguape (SP). Acesse: https://filiacao.socioambiental.org/.

Siga e divulgue o trabalho da Rede de Sementes do Xingu nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/sementesdoxingu
Twitter: twitter.com/redexingu

Posso visitar a ARSX?
Sim, entre em contato com a Rede de Sementes do Xingu caso deseje fazer uma visita. Escreva para contato@sementesdoxingu.org.br.
Minha propriedade está em outro bioma. Tem outros bancos de sementes que eu posso buscar?
Posso exibir o filme na minha escola / trabalho / palestra?
Sim! Ajude a espalhar essa mensagem. E não esqueça de contar para a gente como foi. Escreva para comunicacao@sementesdoxingu.org.br.






FAÇA PARTE

Mais do que nunca, a proteção ao meio ambiente e aos povos indígenas precisa do seu apoio. Apoie os diversos programas e projetos do ISA.

MATERIAL DE APOIO

Explore e compartilhe as diferentes formas de fazer parte dessa história.

BAIXE OS MATERIAIS DA CAMPANHA E APOIE EM SUAS REDES SOCIAIS.

#FAZEDORESDEFLORESTA

Compartilhe o filme em suas redes sociais